Translate

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

O início

Observando as atividades cafeeiras do sul de Minas, em particular a colheita de café de Pedralva, com o intuito de criar um artesanato de identificação regional, criei o bordado que retrata a colheita do mesmo.

Primeiro trabalho do Grupo Mulheres Bordando Minas

Tive a colaboração do Paulinho Faria _ que criou os modelos dos desenhos para o bordado regional _ e da Secretaria de Educação da prefeitura de Pedralva que proporcionou o transporte. Busquei o apoio necessário na zona rural, nos bairros Pitangueiras e Sertãozinho com as mulheres colhedoras de café.


Capacitei 25 mulheres maravilhosas no período de três meses, duas vezes por semana. E, neste espaço que ocupamos e no tempo em que nos doamos, alcançamos pessoas de boa vontade, com quem firmamos laços de amizade e fortalecemos nossos objetivos. Formamos pequenas famílias e colocamos nosso cotidiano, bordamos a alegria, o trabalho braçal, a colheita de café, pedaços e experiências de vida, as tradições e culturas de Minas, usando a nossa criatividade com agulha, tecido, retalhos e linha.


A atividade gerou um complemento de renda que é viável, econômico e ecologicamente correto, sustentando as famílias envolvidas. (...)

Eliane Marques, Coordenadora do Grupo
Texto publicado no jornal "O Centenário" nº 259 de janeiro de 2010


Atualmente, o Grupo conta com trabalhos diversificados: a pintura em seda de Eliane Marques, os tapetes de Elis Regina Silva e a fibra de bananeira da Ziza, juntamente com as moradoras do bairro Estiva, as quais foram capacitadas pelo SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) com o curso.
O grupo acabou de firmar parceria com Valdir Campanhã, o qual produz itens com fibra de bananeira e também peças em madeira graciosamente ornamentadas que estão na secção "Arte em Madeira".

Os trabalhos (bordados, pintura em seda e tapetes em tear) já foram expostos nas feiras de artesanato de Itajubá, Santa Rita do Sapucaí e no Pedrock deste ano. Nos dias 18 e 19 de setembro, a exposição ocorreu no Clube Recreativo e Literário de Pedralva pela II Mostra Cultural e uma nova feira está marcada para os dias 10 e 11 de outubro pelo mesmo evento.

Mulheres Bordando Minas no Pedrock

Confiram os nossos produtos e acompanhem as novidades, cadastrando o seu e-mail ao clicar no ícone que está do lado direito desta página.
As ENCOMENDAS podem ser realizadas através dos e-mails, telefones ou visitem as lojas do grupo, da Elis Regina Silva e do Valdir Campanhã. Não se esqueçam de informar o código do(s) produto(s).

2 comentários:

  1. Desejo do fundo do meu coração todo sucesso a estas mulheres mineiras que do "nada", fazem artes tão lindas.
    Continuem assim, unidas, que com certeza os resultados serão ainda maiores.
    Parabéns "mulheres bordando Minas".
    Valdir Campanhã

    ResponderExcluir
  2. Ei, Eliane!
    Parabéns pelo blog e pelo trabalho, mais uma vez.
    Vou divulgar pros meus amigos.
    Beijão!

    ResponderExcluir