Translate

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Artesãos em movimento

Aqueles que apreciam os trabalhos de artesanato nem imaginam o tempo, o esforço e o contentamento do artesão ao terminar mais uma de suas obras de arte.
Um bom trabalho de artesanato é fruto de um longo processo de criação, escolha dos materiais adequados e zelo para obter o mais perfeito acabamento. A qualidade do produto final depende de todas essas ações citadas anteriormente, aliadas ao talento do artista. O artesão competente faz a diferença no trabalho, deixando a sua própria marca em cada peça, a qual foi cuidadosamente elaborada pela mãos habilidosas do artista.

O Grupo Mulheres Bordando Minas conta com pessoas extremamente talentosas, cada qual com o seu estilo de trabalho, e unidos para difundir a cultura do café através dos bordados, a pintura em seda, a arte em madeira, a fibra de bananeira e os tapetes em tear.

Eliane Marques é a idealizadora e fundadora do grupo e mora em Pedralva há 3 anos. Eliane trabalha com pintura em seda e promove cursos de capacitação para as mulheres da zona rural do município de Pedralva, a fim de desenvolver o bordado regional.

Eliane Marques realizando a pintura na seda

Outra artista que encanta com os seus trabalhos é Elis Regina Silva. Ela produz tapetes em tear e conta com a ajuda do Tiago na confecção das peças. Elis utiliza o sisal, o chenile e o algodão como matéria-prima, sendo que, suas obras possuem tamanho variável. Em média, leva uma semana para concluir um tapete de grande porte.
 
Elis e Tiago no tear

Elis dando acabamento a sua obra

O Grupo Mulheres Bordando Minas firmou parceria com um grande artesão: Valdir Campanhã. Ele tem o talento de transformar a madeira em arte e também produz peças com fibras de bananeira. Com um exercício de paciência, o Valdir confecciona as suas peças com extrema destreza, pois a matéria-prima é muito delicada. Ele passa horas lixando e verificando a tonalidade da madeira, a qual deve ser distribuída de maneira uniforme para garantir a qualidade da peça.

Valdir e a arte em madeira

Esse é o nosso grupo trabalhando para promover um artesanato de qualidade, resgatando as nossas raízes através do bordado regional, melhorando a renda das mulheres da zona rural de Pedralva e agregando novos estilos de trabalho com os melhores artesãos da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário